sábado, 15 de março de 2008

Você, corrupção e poluição

Os projetos O que você tem a ver com a Poluição? e O que você tem a ver com a Corrupção?

Segundo o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de SC, idealizador do projeto O que você tem a ver com a Corrupção?, sobre o combate a essa praga em nosso país, a meta de seu projeto é conseguir a colaboração de todo grupo ou empresa para divulgar a idéia anti-corrupção.

O que você tem a ver com a Corrupção? foi criado para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população em Santa Catarina, estado onde a campanha nasceu, em 2004.

No dia 16 de março, domingo, será o lançamento nacional do projeto. O lançamento pretende ser o início de um programa de mobilização nacional contra esse crime que atinge as diferentes esferas da sociedade, tanto no âmbito governamental quanto na iniciativa privada.

A solenidade será em
Brasília, no edifício-sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, às 16h. Procuradores, promotores, ministros de Estado, presidentes de Tribunais Superiores, magistrados, parlamentares e artistas que estarão presentes no evento usarão a camisa do projeto, ato simbólico de engajamento ao combate a um mal que causa prejuízo de cerca de R$ 1,5 bilhão de reais por ano, segundo levantamento do Instituto Econômico Suíço feito em 2007.

Nossa ação
O que você tem a ver com a Poluição?, movimento criado e encabeçado pelo Grupo Norte Azul, tem o mesmo modelo e já conta desde o início com o apoio do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Vamos trabalhar muito para merecer essa confiança, como já estamos fazendo, mas o voto de confiança é um incentivo e uma responsabilidade a mais. Estamos fortes desde o princípio, e isso nos qualifica, e não apenas identifica como defensores de uma causa.

Os pontos comuns aos projetos são muitos, desde a impossibilidade de se colocar fiscais sem o risco de submetê-los a ameaças até de morte, passando pela dificuldade da importância econômica de se proibir determinados investimentos, sabidamente danosos ao meio ambiente, mas rentáveis financeiramente. Por exemplo, quando se "conversa" alguém sobre o esgotozinho de casa, uma construçãozinha sobre o rio, a questão é de corrupção ou de poluição?

Mais por vir, inclusive o lançamento oficial de nossa campanha, e desde já vida longa e vitória aos projetos contra a corrupção e contra a poluição.

Enquanto isso, apoiamos o movimento O que você tem a ver com a Corrupção? em seu lançamento nacional.

Antonio Barbosa



Nenhum comentário: