segunda-feira, 10 de março de 2008

Dicas de viver melhor no mundo

Ajudando o planeta

1 Compense a emissão de CO2 de suas viagens aéreas
O cálculo da proporção de um único assento na emissão de gases de um vôo pode ser feito por diversas companhias e sua neutralização vem com a compra de créditos de carbono, que são investidos em medidas compensatórias, como plantar árvores.
2 Informe
Se vir qualquer indício de poluição, seja lixo no parque até espuma na superfície dos rios, informe as autoridades locais e o Ibama. Mesmo que alguém já tenha notificado o problema, é melhor pecar por excesso do que por omissão.
3 Gramados luxuriantes
Grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Isso evita trechos ressecados e diminui a necessidade de rega.
4 Compre madeira reflorestada
Os móveis não precisam ser de madeira de lei, podem ser fabricados com espécies que crescem mais depressa, como o pinho e o eucalipto, e que portanto podem ser reflorestadas.
5 Água multiuso
Aproveite a água usada na limpeza matinal do filtro para regar as plantas dos vasos de casa.
6 Deixe a barba no fim de semana
Economize água, espuma e bálsamo deixando de se barbear no fim de semana. Se a sua parceira reclamar, lembre a ela que está em jogo uma causa maior.
7 Não espezinhe a natureza
Prefira tapetes de fibras naturais - como o sisal, o coco e a juta - aos de fibras sintéticas.
8 Proteja as aves exóticas
Papagaios, araras e outras aves vivem melhor em seu ambiente natural do que em gaiolas. Se você não comprar esses animais, estará ajudando a sufocar seu tráfico.
9 Viva o bicarbonato de sódio
Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio, que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e tem ação fungicida.
10 Acorde com o aroma do café
Fuja dos desodorizadores de ambiente e faça sachês com ingredientes naturais, como pão fresco e grãos de café.

Do livro 1001 Maneiras de Salvar o Planeta
Autora: Joanna Yarrow

Antonio Barbosa

Nenhum comentário: