Participaram do encontro o deputado federal Djalma Berger e os secretários Mário Cavallazzi (Turismo), Aurélio Remor (Obras), Átila Rocha dos Santos (Habitação e Saneamento Ambiental) e Paulo Arenhart (Comunicação Social), além de assessores dos governos federal e municipal.
De acordo com o Secretário de Obras Aurélio Remor, o píer vai melhorar as condições do receptivo turístico aos grandes navios que costumam visitar a cidade na temporada. Segundo ele, Florianópolis recebe uma média de mil desembarques por cada transatlântico que passa pelo município, enquanto a média nacional é de 700 pessoas por navio. Com o píer, a cidade poderia receber uma média de 50 navios por ano, 30 a mais do que recebe hoje. “Com a melhoria da infra-estrutura náutica para receber esse tipo de transporte poderíamos estender a temporada na cidade para o período de novembro a março”, explicou Remor.
Atualmente, os transatlânticos não têm como chegar próximo à orla por causa da pouca profundidade da água. O transbordo dos passageiros é feito por embarcações de apoio, que levam os turistas até o atual trapiche, em Canasvieiras. O Secretário de Turismo Mário Cavallazzi frisou que essa dificuldade levou algumas empresas a procurar outros municípios como ponto de parada dos navios. Contudo, a idéia não foi bem aceita pelos passageiros e os cruzeiros, aos poucos, estão retornando à capital catarinense. “É que muitos turistas estão preferindo ficar no navio a desembarcar nesses locais”, ressaltou.
O projeto de construção do Píer Turístico, desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Santur, prevê a revitalização da orla de Canasvieiras com o engordamento da faixa de areia e a reurbanização da Rua Antenor Borges, junto à praia. Propõe ainda o tratamento paisagístico local com plantio de vegetação adequada e instalação de equipamentos esportivos, de lazer e contemplação, bem como a construção de uma nova estrutura de apoio terrestre com lojas de artesanato, posto de informações turísticas e o píer para atracação de grandes embarcações.
Até março, a Secretaria de Obras pretende concluir os projetos ambientais e a parte de engenharia para dar início à convocação das audiências públicas e consultas aos órgãos ambientais. Ainda este mês o secretário Aurélio Remor deve viajar a Santos (SP) para conhecer o projeto de revitalização turística que está sendo realizado numa área junto ao porto da cidade e buscar novos subsídios.
Publicado no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 15 de janeiro de 2008.
Opinião: Resta saber se vai avançar, ou fica apenas no papel, como o projeto do centro de convenções, a praça pública, o próprio engordamento da praia e a revitalização do trapiche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário