terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lá vem o trem

METRÔ EM FLORIANÓPOLIS

Os presidentes Raul Zucatto (Crea-SC), Abelardo Pereira Filho (ACE), José Carlos Rauen (Senge), Dilvo Tirloni (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e Cristina Piazza (IAB-SC) insistem na necessidade de serem retomados os debates e os estudos sobre os gravíssimos problemas de transporte na Grande Florianópolis. Destacam a importância da proposta do metrô de superfície, lançada pelo governador, e alertam para os desafios técnicos, físicos e financeiros que o projeto enfrentará.
O ofício enfatiza que "é incontestável o explosivo crescimento populacional de Florianópolis ocorrido na última década", lamentando "a omissão do poder público em relação à questão, nas três esferas governamentais (município, governo estadual e governo federal)". E destaca que as conseqüências desta situação caótica são "alarmantes".
"Os prejuízos já são elevados e em pouco tempo serão maiores, comprometendo a produção e a produtividade das pessoas", prossegue, citando filas, perda de tempo nos congestionamentos, irritação, aumento do consumo de combustíveis, tempo menor para filhos e famílias, além de graves reflexos nas atividades econômicas, especialmente o turismo. Finalmente, adverte que a ausência de um debate profundo e técnico, com a participação da população, pode levar a um sistema de transporte público inoperante, que não resolverá os graves problemas.

Fonte: Diário Catarinense – Coluna Moacir Pereira

Nenhum comentário: