Hoje é o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Os fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.
Em Florianópolis, principalmente no norte da ilha, diversas entidades se mobilizam pela busca do esgoto e saneamento. O Grupo Norte Azul tem feito inúmeras gestões, órgãos e pessoas têm sido contatados, formal e informalmente para tentar resolver a questão sanitária da região. Pode ser acompanhada neste blog, nas reuniões quinzenais do Grupo - abertas a todos, através do email norteazul@grupos.com.br, em cartazes e notas na imprensa, toda a movimentação. Trata-se do bem comum, do esforço para a melhoria e manutenção do lugar onde vivemos, do mundo, enfim. Pensamos global, e agimos localmente. Participe, seja mais um combatente nesta causa justa.
Antonio Barbosa, com base no site do IBGE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário