sexta-feira, 7 de março de 2008

Avaliação da Temporada

Avaliação da temporada pelo Grupo Norte Azul

A transcrição abaixo faz parte da ata de reunião do Grupo Norte Azul, de 05 de março de 2008. Participe das reuniões. Todos juntos somos mais fortes!

AVALIAÇÃO DA TEMPORADA DE VERÃO 2007/2008
Fatos
1. Entender que os Programas de Educação Ambiental em parceria com Sapiens Parque promoverão amadurecimento da comunidade no médio e longo prazo.
2. O Projeto Golfinho, idealizado pelo Corpo de Bombeiros, não teve o público esperado.
3. De dezembro de 2007 a fevereiro de 2008, foram realizados 13 Boletins de Balneabilidade pela Fundação de Meio Ambiente – FATMA. Apontaram, na maioria dos casos, situação imprópria para banho no ponto 56 - Cachoeira do Bom Jesus – frente ao trevo de acesso a Ingleses e no ponto 67 - Ponta das Canas – Altura do no. 5.281 da Av. Luiz Boiteux Piazza e situação própria para banho no ponto 70 - Ponta das Canas, à direita da Rua Alcina Jannis (Saída da Lagoa).
4. A limpeza da praia a cargo da COMCAP atendeu a expectativa. Reivindicações de melhoria foram atendidas.
5. O número de cães na praia foi inferior ao da temporada 2007/2008.
6. A comunidade contribuiu para construção e suprimento de refeições do Posto Guarda Vidas. Porém, os guarda-vidas passaram a maior parte do tempo no Posto e atuaram passivamente. Não conseguiram mudanças significativas na prática de esportes, na presença de cães na praia, no uso de raias, na grande quantidade de embarcações na praia.
7. Barracas autorizadas pela SUSP na Praia da Cachoeira foram superiores à de demanda de usuários da praia. Houve concentração de barracas em um trecho de 200 metros da praia. As enxurradas de 31 de janeiro e 1 de fevereiro exigiram o deslocamento de uma barraca para a "prainha", onde não havia nenhuma em um trecho de cerca de um quilômetro de praia.
8. Não houve melhoria no disciplinamento de ambulantes em relação à temporada anterior.
9. Dois barcos de pesca permaneceram na areia da praia durante toda temporada: Don Bion à frente da Rua da Amizade e Vô Dick à Rua Pedro Bernardino.
10. Ciclovia e via para pedestre em implantação.
11. As enxurradas, primeiramente, de 31 de janeiro e 1 de fevereiro e, depois, de 29 de fevereiro provocaram ligação direta do Rio Thomé com o mar em frente ao Jardim Gizelle. Frente a estas emergências, constata-se que não há um Plano B.
12. Os pleitos da comunidade contidos em Abaixo Assinado com cerca de 2.400 assinaturas, diversas correspondências e telefonemas não tiveram resultado prático, ainda.
13. Dia 01/3, moradores tomaram a iniciativa de amarrar um poste de iluminação pública a uma árvore para evitar a sua queda sobre transeuntes desavisados. A situação foi registrada sob protocolo 8030100004 junto ao 08006456405 - Setor de Iluminação Pública da PMF referente a um poste, que agora está dentro do Rio Thomé, e que está em queda. Contato Juliane.
14. Dia 05/3, Técnicos do Setor de Iluminação Pública da PMF, os dois de nome Luiz Carlos, vistoriaram poste de iluminação pública em queda no acesso do Jardim Gizelle para o mar. O laudo será submetido ao Gestor Luciano Dia 05/3, Bruno Palha, Diretor de Estudos Ambientais e representantes do Projeto Norte Azul visitaram o Rio Thomé da nascente a foz. Diretor Bruno prometeu ações imediatas de limpeza em conjunto com a COMCAP.

Nenhum comentário: