sábado, 19 de janeiro de 2008

Vou de bicicleta

Prefeituras européias interligam ciclistas ao sistema de transporte público e sem querer inventam uma moda de verão
Patu Antunes, de Barcelona
Originalmente enviado por Otavio Ferrari Filho

Barcelona, a cidade cosmopolita e agitada da Espanha para onde afluem os jovens e modernos do mundo inteiro, é feita quase toda de subidas, descidas e, na parte mais antiga, ruelas tortuosas. Nesse pouco propício cenário, o sucesso do verão passado foi a bicicleta de três marchas, vermelha e branca, que compõe a frota do Bicing, a mais nova alternativa de transporte público da cidade. O Bicing foi inaugurado pela prefeitura, sem nenhuma campanha publicitária, e previa num primeiro momento ter 15.000 usuários inscritos para as 1.500 bicicletas disponíveis. Em cinco meses de vigência, chegaram a 90.000 as pessoas cadastradas, sendo 20.000 usuários diários, com o sistema ficando sobrecarregado com a procura.Inaugurado no fim de março de 2007, o Bicing pôs a população de Barcelona para pedalar. Alguns números do novo serviço público na Espanha:
BICICLETAS: 1 500 (previstas 3 000 até o fim de 2007)
PONTOS:120 (200 até o fim do ano passado), ao lado de estações de metrô e ônibus INSCRIÇÃO: Pela internet. O usuário se identifica, fornece o número do cartão de crédito e recebe um cartão de acesso pelo correio
INSCRITOS: 90 000
TAXA ANUAL: 24 euros (percursos de até 30 minutos)
"No começo sempre tinha bicicleta sobrando. Agora não dá para sair de casa esperando encontrar alguma disponível na estação mais próxima", lamenta a advogada Núria Solé, 46 anos, ciclista pioneira. A descoberta da bicicleta como transporte público começou a se difundir por cidades européias, aproveitando o calor do verão no Hemisfério Norte. Na Espanha o serviço foi implantado em mais de vinte cidades. É só entrar, pegar, usar e devolver em outro ponto. O serviço funciona sem interrupções às sextas e aos sábados e das 5 da manhã à meia-noite nos outros dias. "O Bicing é um complemento, para ser usado com outros meios de transporte. Funciona bem justamente porque é rotativo, ou seja, todas as bicicletas são de todos", explica Ramón Ferreiro, porta-voz da Barcelona Serveis a la Mobilitat, órgão que administra o serviço.
Em julho, a onda chegou a Paris, com adesão retumbante: em um mês, amealhou mais de 1 milhão de inscrições de pessoas interessadas em pedalar as 11.000 bicicletas disponíveis.
Na França, a cidade de Lyon foi a pioneira. Em 15 de julho, Paris inaugurou o Vélib (de vélo, bicicleta, e liberté, liberdade), que já nasceu grande: 750 estações para 11.000 bicicletas cinzentas um tanto feiosas, mas que ganham um charme especial quando conduzidas por usuárias com o inconfundível chic français. O Vélib funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e virou a alternativa de transporte dos jovens de madrugada. Da 1 em diante é "hora do rush" de bicicletas. Há normas rigorosas, como só circular em avenidas largas, que são invariavelmente descumpridas; as principais reclamações de pedestres e motoristas são que ciclistas não param em sinal vermelho (71%), não utilizam nenhum tipo de iluminação (51%) e andam na contramão (29%).

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