quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Todos juntos!!!

Prezados Cidadãos
A correspondência abaixo foi entregue hoje, dia 13/2, às 17 horas, com fotos e Abaixo Assinado com cerca de 900 assinaturas. Nossa meta de 3000 assinaturas até 20/2 é factível. Contamos com sua adesão

Florianópolis, 11 de fevereiro de 2008
Ilustríssimo Senhor Ildo Raimundo da Rosa
Secretário Municipal de Defesa do Cidadão
Rua Deodoro, 209 – Centro
88010-020 Florianópolis - SC

Senhor Secretário

Solicitamos ajuda de Vossa Excelência para minimizar problemas da enxurrada de 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
Fatos
1. Dia 31/1, moradores de imóveis adjacentes ao Rio Thomé tentaram derrubar estacas de contenção de dunas e ponte de acesso do Jardim Gizelle à praia.
2. Dia 1/2, o volume de águas do Rio Thomé, nos limites do Praias Brancas Resort e Jardim Gizelle, derrubou as estacas que continham as dunas da Praia da Cachoeira do Bom Jesus.
3. Também, provocou uma abertura para o mar em local tradicionalmente usado para prática de futebol de areia e, em conseqüência, derrubou um poste de iluminação pública.
4. O fluxo de águas do Rio Thomé para Lagoa Ponta das Canas foi interrompido. Águas da Lagoa Ponta das Canas tem agora duas saídas para o mar: uma em frente à Rua Alcina Jannis e outra em frente à Rua Boa Ventura.
5. O represamento do Rio Thomé provocou inundação nos condomínios Vereda Tropical e Morro do Bom Jesus, bem como de casas construídas nas adjacências do rio.
6. A ponte que dava acesso à praia para usuários da Rua Boa Ventura perdeu a utilidade, não leva a lugar nenhum. A ponte junto ao Jardim Gizelle passou a ser a única opção de acesso à praia para moradores da Avenida Luiz Boiteux Piazza no trecho compreendido ente Praias Brancas Resort e Via Vêneto.
7. Construções irregulares diminuíram o leito do Rio Thomé. 8. Fotos contidas em http://gruponorteazul.blogspot.com e www.mirantesul.blogspot.com comprovam os fatos.
9. Poluição das águas dos balneários do norte da Ilha, pelos rios e riachos que por ocasião das grandes chuvas encheram e lançaram suas águas contaminadas no mar, comprometendo a saúde e o lazer de milhares de pessoas.Riscos de médio e longo prazo
a) Alagamento mais crítico dos imóveis próximos ao Rio Thomé no caso de novas enxurradas, devido ao aumento de entulhos e assoreamento do rio.
b) Queda acentuada de dunas, provocando desmoronamento de rancho de pescadores e queda de mais postes de iluminação pública.
c) Desmoronamento da ponte junto ao Jardim Gizelle.
d) Busca de soluções intempestivas e inconseqüentes por parte de moradores de regiões adjacentes ao Rio Thomé, quando ocorrerem novas enxurradas.
e) Redução do volume de águas da Lagoa Ponta das Canas.
f) Prejuízo ao comércio, indústria, hotelaria e serviços pela redução do fluxo de turistas
g) Sucateamento das lindas praias de águas límpidas da Ilha de Santa Catarina
Reivindicações
Recuperação da iluminação pública da Praia da Cachoeira do Bom Jesus à frente do Praias Brancas Resort e Jardim Gizelle pela Prefeitura Municipal de Florianópolis - Setor de Iluminação Pública - 08006456405.
Autorização da FLORAM para utilização de máquina para recuperação da contenção das dunas e vegetação nativa.
Limpeza de entulhos e desassoreamento do Rio Thomé, desde a Avenida Luiz Boiteux Piazza e a Lagoa Ponta das Canas, pela COMCAP.
Derrubada de construções irregulares junto ao Rio Thomé.
Implantação de uma rede pública de esgoto sanitário na Baía de Canasvieiras.
Face ao exposto, ratificamos solicitação de ações capazes de minimizar problemas decorrentes da enxurrada de 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
Assinam
Ana Maria do Amaral Ferrari - Associação Jardim Gizelle
Áurea de Souza - Associação dos Moradores da Praia da Cachoeira do Bom Jesus
Antonio Barbosa - Canasvieiras em Ação
Cláudia Maria dos Santos Ferrari – Ação Social Nossa Senhora de Guadalupe
Luiz Kilian - Instituto Manguezal
Otávio Ferrari Filho – Projeto Norte Azul
Roque Rohden - Projeto Vizinhança Solidária

Comentário: Precisamos sempre do apoio de todos, moradores, visitantes e simpatizantes dos pleitos, que são justos e beneficiam a toda a orla. Participe das nossas reuniões e opine aqui.
Próxima reunião dia 20 de fevereiro, 19h30min, no Resort Praias Brancas.
Antonio Barbosa

Nenhum comentário: